Crédito pode mudar a vida das pessoas para melhor

A concessão de crédito pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento econômico individual e, por consequência, para o crescimento de um país

Crédito pode mudar a vida das pessoas para melhor

O uso consciente do crédito pode ser uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de pessoas e negócios, desde que utilizado com responsabilidade e planejamento.

Com acesso ao crédito, as pessoas podem obter capital para iniciar ou expandir seus negócios, comprar equipamentos, contratar funcionários e investir em marketing, gerando renda, criando empregos e impulsionando a atividade econômica local; adquirir estoque e oferecer mais serviços aos clientes; custear mensalidades de cursos, livros e outros itens necessários para o estudo, permitindo ter acesso à educação e desenvolver suas habilidades, aumentando suas chances de conseguir melhores empregos no futuro; entre vários outros benefícios.

No caso específico da educação, o crédito pode ajudar a financiar mensalidades de cursos de graduação, pós-graduação, especialização e cursos técnicos, possibilitando o acesso à educação de qualidade, mesmo para quem não possui recursos próprios suficientes. “Isso permite que os estudantes adquiram as habilidades e conhecimentos necessários para alcançar seus objetivos profissionais e aumentar suas chances de sucesso no mercado de trabalho”, atesta Reinaldo Boesso, especialista financeiro e CEO (diretor executivo) da TMB Educaçãofintech especializada em crédito educacional, que tem a missão de democratizar o conhecimento para transformar a economia por meio da educação.

Na visão de Boesso, o estudante deve construir um histórico de crédito positivo, utilizando as várias modalidades de pagamento de forma consciente, pois facilita o acesso a outros tipos de crédito, como financiamentos e empréstimos, quando necessário. “É importante que os estudantes gerenciem seus orçamentos de forma mais eficiente, aprendendo a controlar seus gastos e evitar o endividamento excessivo, atrasos e inadimplência, mantendo o pagamento das contas em dia. Isso demonstra responsabilidade financeira e aumenta as chances de aprovação em futuras solicitações de crédito, bem como desenvolve habilidades financeiras valiosas que serão úteis para o resto de suas vidas”, ensina.

Boesso ainda ressalta que antes de utilizar o crédito, os estudantes devem avaliar suas necessidades reais, evitando gastos desnecessários com compras impulsivas ou supérfluas. Ele ainda recomenda comparar as diferentes opções de linhas de crédito como, por exemplo, pagamento por meio de boleto bancário.  “Se a pessoa enfrentar dificuldades para pagar suas dívidas, existem diversas instituições que oferecem orientação e apoio financeiro”, indica.

Crédito no setor de infoprodutos

A concessão de crédito por parte de infoprodutores aos compradores de seus produtos pode ser uma estratégia interessante, com potencial para impulsionar o crescimento dos clientes de diversas maneiras.

Boesso aponta que nem todos os potenciais clientes têm condições financeiras para pagar à vista por um curso on-line, um e-book ou uma mentoria. “O crédito pode tornar esses produtos mais acessíveis, permitindo que mais pessoas invistam em sua educação e desenvolvimento profissional”, atesta.

O executivo ainda destaca que o acesso ao crédito pode acelerar o aprendizado, porque os clientes podem adquirir o infoproduto e começar a aplicar o conhecimento adquirido imediatamente, sem precisar esperar para juntar dinheiro. “Isso pode gerar resultados mais rápidos e impulsionar o crescimento dos negócios”, garante.

Outros benefícios apontados pelo especialista na concessão de crédito para aquisição de infoprodutos são fortalecer a relação entre infoprodutor e cliente, criando um relacionamento de confiança e um vínculo de fidelidade, bem como permite oferecer suporte personalizado aos clientes que optam pelo crédito, auxiliando-os na utilização do produto e na implementação do conhecimento adquirido.

Diante desse estreitamento de laços entre infoprodutor e cliente, há um estímulo à venda de produtos complementares, como combos e pacotes que incluem o infoproduto principal e outros produtos ou serviços, como ferramentas, templates ou acompanhamento individual. “Consequentemente, há um aumento no ticket médio das vendas e geração de mais receita”, estima. “Sem contar que, ao oferecer planos de pagamento flexíveis, o acesso ao crédito é facilitado e torna o investimento mais atraente para os clientes”, completa.

Critérios para concessão de crédito

Reinaldo Boesso recomenda que a concessão de crédito deve ser feita de forma responsável, com avaliação criteriosa do perfil de crédito do cliente e da capacidade de pagamento. “O infoprodutor deve oferecer diferentes opções de pagamento, como à vista, parcelado ou com cartão de crédito, para que o cliente possa tomar uma decisão consciente”, detalha.

Boesso destaca que o infoprodutor, ao oferecer linhas de crédito, se diferencia da concorrência e se posiciona como uma empresa inovadora e que se preocupa com seus clientes.

Para o especialista, ao implementar uma estratégia de crédito responsável e transparente, os infoprodutores podem ajudar seus clientes a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e eficiente, impulsionando o crescimento de seus negócios e fortalecendo a relação com o público.