7° Experiências Negras aborda o Letramento Racial para Formadores das Primeiras Infâncias
Inciativa do Instituto Tomie Ohtake promove cursos, oficinas e vivências para educadores e interessados em geral
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O Instituto Tomie Ohtake realiza a 7ª edição do programa Experiências Negras, criado em 2018 para apresentar debates protagonizados por pessoas negras que atuam em instituições de arte e cultura e que desta vez lança luz ao tema Letramento Racial para Formadores das Primeiras Infâncias. Com diversos convidados especializados na área, o programa inclui cursos, oficinas e vivências que se estendem até o início de 2025, com atividades estruturadas em três eixos principais: Infâncias, Palavra e Imagem.
O Instituto Tomie Ohtake pretende contribuir com a ampliação de ferramentas e o conhecimento necessários para promover a conscientização e a inclusão no contexto das primeiras infâncias, sendo essa uma oportunidade única para formadores e interessados em geral se aprofundarem no entendimento e na prática do letramento racial.
Como parte do eixo Infâncias, o programa teve início em março de 2024, com uma formação específica para os professores da EMEI João Mendonça Falcão, localizada no bairro do Brás, em São Paulo. A escola, uma das premiadas na terceira edição do Prêmio Territórios, iniciativa do Instituto Tomie Ohtake que busca mapear, reconhecer e dar visibilidade a projetos que fortaleçam o vínculo entre as escolas e os territórios, não foi escolhida por acaso: por receber muitos alunos imigrantes, de 11 nacionalidades diferentes, a escola mostra-se como um rico espaço para formação, discussão e trocas de experiências sobre letramento racial , visando aperfeiçoar o acolhimento desse grupo diverso de crianças.
Já a programação pública, indicada sobretudo para educadores e formadores, mas aberta também para o público geral, prevê três atividades em maio, ainda dentro do eixo Infâncias, a saber:
Encantamentos e Negritudes
Com Gabrielle Nascimento
04/05/2024 – das 10h às 13h
Gratuito
40 vagas
Inscrições aqui :https://forms.gle/
A educadora e historiadora da arte Gabrielle Nascimento pretende examinar neste encontro como a infância das crianças negras tem sido moldada ao longo da história, demonstrando como o racismo e os estereótipos sobre a população negra foram utilizados como meios de controle. O racismo na infância tem um papel crucial em prejudicar a autoestima das crianças negras e em determinar as oportunidades educacionais que terão ao longo da vida. Uma mudança de abordagem educativa pode ser introduzida através da incorporação de elementos artísticos de origem africana e afro-brasileira.
Educação antirracista e caminhos para o encantamento
Com Kiusam de Oliveira
Quartas | 8, 15 e 22 de maio de 2024 – das 19h às 21h
Gratuito
40 Vagas
Inscrições aqui: https://forms.gle/
A escritora e pedagoga Kiusam de Oliveira parte da promulgação da Lei No 10.639/03, que alterou a Lei no 9.394/96, estabelecendo novas diretrizes e bases da educação nacional, ao incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Segundo Oliveira, essa é a lei mais revolucionária dos últimos 20 anos da educação, pois ela obriga pessoas brancas e não brancas a refletirem sobre o racismo, base da estruturação sócio-econômica do país e o quanto isso reflete ou refletiu em seus processos educativos. Verdadeiramente revolucionária ao permitir a elaboração de novas propostas pedagógicas, planos de aula, projetos políticos e pedagógicos. O conteúdos das aulas incluem:
* Educação racista
* Educação antirracista e suas práticas
* Metodologias negrorreferenciadas: Pretagogia e Pedagogia Eco-Ancestral
* A literatura negro-brasileira como ferramenta de combate ao racismo na escola
* LINEBEIJU (Literatura Negro-Brasileira do Encantamento Infantil e Juvenil)
* Contando histórias negrorreferenciadas: para quem serve?
Oficina: Entre Livros e Memórias
Com Juliana Correia
25 de maio de 2024 – das 10h às 17h
Gratuito
40 Vagas
Inscrições aqui: https://forms.gle/
A oficina Memória da Palavra tem por objetivo inspirar a criação de histórias autorais a partir de reminiscências. Trata-se de um passeio lúdico por memórias afetivas, por escutas de si, capazes de potencializar a inventividade e a escrita literária. A narração de histórias e a prática de alguns jogos serão utilizados como exercícios ao longo da oficina.
Instituto Tomie Ohtake
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