Tem Carnaval durante todo mês de março nos Centros Culturais e Casas de Cultura

A festa é tema de atividades culturais gratuitas

Por Redação em 02/03/2025 às 19:48:23

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, promove atrações com a temática de Carnaval em seus equipamentos culturais, com mais de 20 atividades gratuitas nos Centros Culturais e Casas de Cultura. Com opções para esta semana até o fim de março, o público pode acessar rodas de samba, peças de teatro temáticas, espetáculos musicais, shows e blocos. Há também opções infantis para passar o Carnaval em família.

As bibliotecas municipais garantem programações voltadas ao Carnaval, com temas voltados ao público infanto-juvenil.

Nos Centros Culturais da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, o Centro Cultural Teatro Flávio Império, Vila Itororó, Penha, Vila Formosa, Santo Amaro, Polo Cultural Chácara do Jockey e o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes abrem seus espaços para a folia contagiante de Carnaval.

Carnaval nos Centros Culturais

Entre os destaques, o Teatro Flávio Império sedia a Micareta Rocambole nesta terça (04), uma atração musical infantil e interativa com o público, cuja história fala sobre um grupo de amigos que resolve fazer um carnaval fora de época e define como tema "a festa na floresta".

Mais cinco bloquinhos estão previstos para os festejos: "Bloco do Curupira Pira Pira", levando a cultura das lendas e culturas populares no Centro Cultural Vila Formosa, no próximo sábado (08); o bloco "Estrela de Santa Luzia" no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes no sábado (29), com direito a passistas, baianas, bateria e muita música boa; e o "Bloco Bateria Descontrole" no Polo Cultural Chácara do Jockey, no domingo (30), bloco tradicional e referência desde 2010. Por fim, o Centro Cultural São Paulo (CCSP), com o "Bloco Arrasta Sandália", leva marchinhas e sambas clássicos gratuitamente nesta sexta (07).

Casas de Cultura levam Carnaval para todas as regiões da cidade

As Casas de Cultura também entram na festa, levando atrações culturais carnavalescas espalhadas em Casas ao redor da cidade: a Casa de Cultura Tremembé, Campo Limpo, Freguesia do Ó, Parelheiros, Butantã, Ipiranga - Chico Science, Santo Amaro - Manoel Mendonça e M"Boi Mirim.

Parelheiros e Campo Limpo, na zona sul da cidade, e a Casa de Cultura Freguesia do Ó, da zona norte paulistana, se destacam com atrações durante o mês de março. Enquanto a Casa de Cultura Parelheiros vira palco para quatro shows musicais nos dias 8, 15 e 22 de março, a Casa de Cultura Campo Limpo conta com as atividades infantis "Bloquinho Tutty Fruty & Push" e "Arena do Brincar" e o show "Surpreenda-se" do Geraldo Magela Boaventura, em que o artista canta sucessos de seus seus três discos gravados. Na Casa de Cultura Freguesia do Ó, as atividades acontecem no final do mês, nos dias 21, 27 e 29 de março, entre show de stand-up de André Batista aos blocos de rua "Bloco Samba Rock e Serpentina" e "Bloco Urubó", respectivamente.

Entre os outros destaque de bloquinhos presentes nas Casas de Cultura da cidade estão o "Desfile do Bloco Kazunji", na Casa de Cultura Butantã, no domingo (09); "Bloco Afro É Di Santo", na Casa de Cultura M"Boi Mirim, no dia 3 de março; e o "Bloco Akió", na Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça, no próximo sábado (08).

A programação completa dos equipamentos culturais municipais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa está disponível nas redes sociais e no site da pasta.

Confira a programação:


Teatro Flávio Império

Micareta Rocambole
Quando: Terça (04) | 15h
Onde: Parque Daniel Marques | R. Professor Alves Pedroso, 600 - Cangaiba
Classificação: Livre
Ingresso: Gratuito
Sinopse: Micareta Rocambole é um espetáculo cênico musical de brincar para o público infantil, onde os artistas/brincantes conduzem o espetáculo no meio do público. Ao perder o Carnaval, um grupo de amigos resolve fazer um carnaval fora de época e define como tema "a festa na floresta". Eles escolhem o Lobo Guará como anfitrião, pois é um animal solitário e nessa história ele cansa de ser só e decide socializar com os outros bichos. Falar dos animais e seus comportamentos é também olhar para gente.

 

Centro Cultural Penha

Teatro Carnaval Andino Yunza - 12º edição

Quando: Domingo (23) | das 10h às 18h
Onde: Teatro Martins Penna | Largo do Rosário, 20 - Penha de França
Classificação: Livre
Ingresso: Gratuito
Sinopse: Organizado pela Associação Latino Americana de Arte e Cultura Andina (ALAC), o evento reúne diversas comunidades de povos latinos na capital paulista promovendo práticas de sustentabilidade que visam garantir a proteção dos bosques, essenciais para a conservação do meio ambiente. Indo da diversidade culinária, passando pelo rico artesanato latino, e embalado por shows musicais e apresentações de danças tradicionais latino-americanas e caribenhas, denotando o caráter multicultural do Carnaval Andino.

 

Centro Cultural Vila Formosa

Bailão da Vila Formosa
Quando: Sexta (07) | 15h
Onde: Teatro Zanoni Ferrite | Avenida Renata, 163 - Vila Formosa
Classificação: Livre
Ingresso: Gratuito
Sinopse: Cloves Gonçalves Marques é morador do bairro Vila Formosa, com conhecimento de mais de 20 anos como Professor de Dança de Salão, além de coreógrafo profissional. Ele comanda este baile de carnaval para pessoas da melhor idade.

Bloco do Curupira Pira Pira
Quando: Sábado (08) | 14h
Classificação: Livre
Ingresso: Gratuito
Sinopse: Com ampla pesquisa de personagens folclóricos e da tradição da Cia Mapinguary na utilização de bonecos grandes de vara, este agito de Carnaval terá músicas criadas a partir de lendas e contos populares. A apresentação conta com um pequeno cortejo acompanhado de uma bandinha musical.

 

Centro Cultural Santo Amaro

Show Borboletrando no Carnaval

Quando: Sábado (08) | 11h
Onde: Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro
Classificação: Livre
Ingresso: Gratuito

Sinopse: No show BorboLetrando no Carnaval, da Trupe BorboLetras, crianças e adultos se divertem juntos em uma apresentação brincante e interativa, ao som de releituras de canções inesquecíveis do axé music e marchinhas carnavalescas. Um show pra todo mundo cantar, dançar e brincar, em meio a confetes e serpentinas.

 

Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

Bloco Estrela de Santa Luzia - Especial de Carnaval CFCCT
Quando: Sábado (29) | 13h
Onde: Área do Circo | R. Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo (Zona Leste)
Classificação: Livre
Ingresso: Gratuito
Sinopse: O bloco Estrela de Santa Luzia e o Centro de Formação de Cultural Tiradentes (CFCCT) promovem esta grande festa carnavalesca, que promete reunir foliões de todas as idades em um dia repleto de música, dança e alegria. Com passistas, baianas, bateria e muita música boa, o Bloco Estrela de Santa Luzia convida todos a se juntarem à folia e vivenciarem momentos inesquecíveis.

 

Polo Cultural Chácara do Jockey

Bloco Bateria Descontrole
Quando: Domingo (30) | 15h30
Onde: Praça da Balança | R. Santa Crescência, 323 - Ferreira
Classificação: Livre
Ingresso: Gratuito
Sinopse: Em 2009, o nome Descontrole surgiu em uma festa pré-Carnaval. Em 2010 iniciou as atividades como Bloco da Bateria Descontrole, fazendo apresentações com referências no samba e nas escolas de sambas de São Paulo. Esta apresentação conta com o time de ritmistas, passistas e ala musical tocando grandes sucessos do passado e atuais.
 

No Meio do Aglomerado: 10 anos de Carnaval em SP
Quando: Domingo (30) | 17h
Classificação: Livre
Ingresso: Gratuito
Sinopse: A banda Os Amanticidas comemora uma década do ressurgimento do carnaval de rua paulistano em um show que traz o repertório de seus três EPs de carnaval: "No Meio do Aglomerado" (2018), "Todos os Protocolos ou Quatro Marchinhas em Busca de um Carnaval" (2021) e "No Meio do Aglomerado III: O Retorno do Rei Momo" (2023). As marchinhas autorais bem-humoradas traçam um panorama desses dez anos de folia: do deslumbramento dos primeiros anos à interrupção abrupta durante a pandemia ao retorno triunfal assim que pudemos sair de casa.

 

Casa de Cultura M"Boi Mirim

Bloco Afro É Di Santo - Culturas Populares

Quando: Amanhã (03) às 13h
Onde: Casa de Cultura Municipal M"Boi Mirim - Av. Inácio Dias da Silva, s/nº - Piraporinha

Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Bloco Afro É Di Santo constitui-se como grupo de musicalidade afro percussiva que celebra as tradições negras com os tambores, as danças, os cantos, a religiosidade e a ancestralidade negra. A musicalidade afro percussiva presente são conectados com os ritmos e músicas que (r)existem na cultura afro-brasileira de influências das matrizes africanas, como: samba reggae, samba afro, samba de roda, ijexá, congo de ouro, cabula, funk e criações próprias.

 

Casa de Cultura Manoel Mendonça (Santo Amaro)

Bloco AKIÓ - Culturas Populares

Quando: Sábado (08) às 14h
Onde: Casa de Cultura Municipal Manoel Mendonça - Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434 - Santo Amaro

Ingresso: Grátis.
Classificação: Livre.
Sinopse: O Bloco Akió é um coletivo de música voltado ao carnaval de rua de São Paulo, criado em março de 2017. A inspiração do nome Akió se dá através da canção "Punk da Periferia", de Gilberto Gil, que homenageia o bairro da Freguesia do Ó. E é nesse clima de irmandade que convidamos a todos - crianças, adultos, papai, mamãe, titia, vovô e vovó, a juntar-se ao nosso bloco. vamos espalhar alegria e diversão com música na cabeça e amor no coração.

 

Casa de Cultura Chico Science (Ipiranga)

Vem ouvir o Qué Que Deu? - "Bloco Qué Que Deu?" - Culturas Populares

Quando: Sábado (08) às 15h
Onde: Casa de Cultura Municipal Chico Science - Rua Abagiba, 20/Avenida Presidente Tancredo Neves, 1265 - Vila Moinho Velho

Ingresso: Grátis.
Classificação: Livre.
Sinopse: O Qué Que deu? é um bloco feminino formado por mulheres de origens, idades e histórias diversas. Tocamos ritmos brasileiros e latinos tendo como base a conversa entre a percussão, o canto e os instrumentos de sopro. Nosso repertório é formado por cantigas tradicionais e canções autorais que trazem temas importantes e fortalecedores ligados a questões femininas atuais e "femenageando" mulheres representativas na vida cultural brasileira.


Casa de Cultura Parelheiros

Keite Kaya - Música

Quando: Sábado (08) às 16h
Onde: Casa de Cultura Municipal Parelheiros - R. Nazle Mauad Lutfi, 169 - Parque Tamari

Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Um show eletrizante do início ao fim, onde Keite Kaya canta músicas de sua autoria e também músicas interpretadas por mulheres como Beth Carvalho, Clara Nunes, Leci Brandão, Alcione entre outras, ressaltando a importância da mulher negra dentro do samba e a história que essas mulheres construíram.

Aleh Convida Rosa Morena - Música

Quando: Sábado (15) às 16h

Ingresso: Grátis
Classificação: 12 anos
Sinopse: Esta apresentação terá uma mescla entre o chorinho, o samba raiz e o pagode 90,em uma transição de gerações. Justamente por isso, Aleh escolheu 5 músicos jovens para se apresentar com ele, formando o conjunto completo do samba, com percussão, cavaquinho e violão 7 cordas.

Grupo Começo de Conversa - Música

Quando: Sábado (15) às 17h30

Ingresso: Grátis
Classificação: 12 anos
Sinopse: Além de ser um espaço de celebração, o encontro promove o diálogo, o empoderamento e a valorização das histórias e vivências das mulheres no samba. A programação é uma homenagem à ancestralidade, ao talento e à força das mulheres que mantêm viva essa tradição cultural, criando um ambiente de troca, resistência e construção de novas narrativas.

Fabiano do Gueto - Música

Quando: Sábado (22) às 17h30

Ingresso: Grátis
Classificação: 12 anos
Sinopse: Iniciou sua trajetória no samba aos 17 anos, inspirado pelas rodas de samba da periferia paulistana, como o Pagode da 27. Hoje, Fabiano é um artista consolidado na zona sul de São Paulo, com mais de 20 anos dedicados ao samba.

 

Casa de Cultura Butantã

Desfile do Bloco Kazunji - Culturas Populares

Quando: Domingo (09) às 12h
Onde: Casa de Cultura Municipal Butantã - Avenida Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri

Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Com o objetivo de proporcionar encontros e vivências artísticas através da multilinguagem do diálogo com a memória vivida com o Kazunji, por meio de uma apresentação em forma de vivência voltada à realização do cortejo de 2025.

 

Casa de Cultura Campo Limpo

Bloquinho Tutty Fruty & Push - Música

Quando: Terça (11) às 14h
Onde: Casa de Cultura Municipal Campo Limpo - R. Aroldo de Azevedo, 100 - Jardim Bom Refúgio

Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: O grupo musical infantil Tutty Fruty & Push está de volta para animar a garotada com um show especial em comemoração ao Carnaval! Famoso por suas canções divertidas e cheias de energia, o grupo promete um espetáculo inesquecível, com muita música, dança e alegria para as crianças.

Arena do Brincar - Artes Cênicas

Quando: Sexta (14) às 14h

Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: A Arena do Brincar chega com uma proposta encantadora para comemorar o Carnaval de uma forma única e especial para a primeira infância. Em uma edição super animada, os Artistas Brincantes irão proporcionar um momento de lazer e recreação que mistura diversão, aprendizado e muita fantasia, em um ambiente lúdico voltado para a primeira infância.

 

Casa de Cultura Freguesia do Ó

Comediante André Batista - Humor nas Quebradas - Artes Cênicas - Intervenção Artística 

Quando: Sexta (21) às 20h30
Onde: Casa de Cultura Municipal Freguesia do Ó - Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó

Ingresso: Grátis
Classificação: 14 anos
Sinopse: Humor nas Quebradas é um projeto do comediante André Batista, que nasce a partir da ideia de democratizar a linguagem do stand-up comedy, realizando apresentações e shows em regiões periféricas, onde ainda é raro ver esse tipo de performance.

Samba Rock Serpentina - Música

Quando: Quinta (27) às 19h
Onde: Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó

Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: O Samba Rock Serpentina realiza apresentações abertas ao público em São Paulo, com repertório que homenageia o samba, pérolas e samba rock e alguns hits de sucesso; considerado patrimônio imaterial paulistano, adaptado com levadas dos instrumentos de bateria de escola de samba como tamborim, surdo, caixa e cuica. O Bloco Samba Rock e Serpentina tem como proposta levar arte, diversão, alegria e valorização da cultura afropaulistana e afrobrasileira.

Geraldo Magela Boaventura - Culturas Populares

Quando: Sábado (29) às 17h
Onde: Casa de Cultura Municipal Campo Limpo - R. Aroldo de Azevedo, 100 - Jardim Bom Refúgio.

Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Geraldo Lima apresenta neste show "Surpreenda-se", músicas dos seus três discos onde o público poderá contemplar um pouco da nossa cultura popular, com temas através de letras concisas e ritmos variados que vão desde o maracatu, samba de roda, frevo e o caboclinho com fusão do rock, blues e o fado, um verdadeiro caldeirão musical definido pelo artista como MEB (Música Eclética Brasileira).

Bloco Urubó - Culturas Populares

Quando: Sábado (29) às 18h
Onde: Casa de Cultura Municipal Freguesia do Ó - Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó

Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: O grupo tem no seu repertório músicas populares brasileiras como brega, samba, axé, funk e soul entre outras e também faz o resgate de marchinhas de carnavais.

 

Casa de Cultura Tremembé

Rafro Ugodzilla Raízes - Música

Quando: Domingo (30) às 17h
Onde: Casa de Cultura Municipal Tremembé - R. Maria Amália Lopes Azevedo, 190 - Tremembé

Ingresso: Grátis
Classificação: 18 anos
Sinopse: Neste evento inovador, o artista Rafro Ugodzilla Raízes mistura o ritmo envolvente do samba com a energia pulsante do hip-hop, criando uma fusão sonora vibrante e emocionante. Traga sua família e amigos e deixe-se levar por essa incrível apresentação!


Ajude o Correio a continuar e a melhorar: Apoia.Se | Catarse | Benfeitoria | Vakinha

Tags:   Carnaval
Comunicar erro

Comentários