Por Paulo Rodrigues, LetĂcia Panczel e Ăsis Galindo*
A aprendizagem socioemocional tem se consolidado como um processo vital na formação integral das novas gerações, ao desenvolver competĂȘncias emocionais e sociais essenciais tanto para o sucesso acadĂȘmico quanto para a vida pessoal. Por meio desse olhar, ressaltamos a importância de um ambiente escolar que não só estimule o aprendizado cognitivo, mas que tambĂ©m promova o desenvolvimento de novas ferramentas capazes de promover o bem-estar emocional dos alunos para que sejam cada vez mais capazes de lidar com as situações desafiadoras do cotidiano da melhor forma possĂvel.
Entre as competĂȘncias importantes a serem desenvolvidas, destacam-se a empatia, o autoconhecimento, a gestão das emoções e as habilidades interpessoais, reconhecendo que o equilĂbrio emocional Ă© uma condição fundamental para um aprendizado eficaz e para interações positivas com o mundo.
Entendemos que quando os estudantes se encontram emocionalmente equilibrados, eles se engajam mais nas atividades escolares, ficam mais motivados para participar ativamente das discussões em sala de aula e demonstram maior motivação e dedicação aos estudos. O autoconhecimento, por exemplo, permite que os alunos identifiquem e compreendam seus sentimentos, reações e limitações, promovendo uma consciĂȘncia crĂtica que os capacita a enfrentar as complexidades do ambiente escolar e da vida social.
AlĂ©m disso, a aprendizagem socioemocional facilita a construção de relacionamentos saudĂĄveis e construtivos. À medida que desenvolvem essas habilidades, tornam-se cada vez mais aptos a criar vĂnculos afetivos positivos, resolver conflitos de maneira pacĂfica e manter interações respeitosas. Esse ambiente de respeito e inclusão reduz a incidĂȘncia de comportamentos agressivos e violentos, que podem culminar em situações de bullying ou prĂĄticas racistas, por exemplo.
Ao proporcionar uma base sólida para a resolução pacĂfica de conflitos, ensinamos os estudantes a identificar as raĂzes das desavenças, considerar diferentes perspectivas e buscar soluções que respeitem todas as partes envolvidas, sentindo-se seguros a procurar ajuda para lidar com os conflitos que tiveram dificuldade em resolver sozinhos. Dessa forma, entendemos que o investimento na aprendizagem socioemocional gera um ambiente escolar mais positivo e colaborativo, promovendo empatia e compreensão mĂștua e fortalecendo a comunidade educacional, criando uma atmosfera onde todos se sentem valorizados e seguros e um clima escolar harmonioso.
Ademais, esse investimento atua de forma preventiva, contribuindo para a redução de problemas de saĂșde mental, como ansiedade e depressão, ao minimizar o estresse e a pressão associados à vida escolar. Estudos indicam que alunos com habilidades socioemocionais bem desenvolvidas apresentam melhor desempenho acadĂȘmico, são mais resilientes diante das adversidades e se engajam em comportamentos positivos que auxiliam na superação de desafios como a procrastinação.
Portanto, a aprendizagem socioemocional deve fazer parte do cotidiano da escola nos diversos espaços e dinâmicas estabelecidas, apresentando-se como uma necessidade para formação de indivĂduos saudĂĄveis e bem ajustados. Ao integrar o desenvolvimento emocional e social ao aprendizado acadĂȘmico, as escolas criam um ambiente propĂcio para o sucesso escolar e para a formação de cidadãos empĂĄticos, resilientes e capazes de contribuir positivamente para suas comunidades.
(*) Coordenador Pedagógico e Orientadoras Educacionais da Escola BilĂngue Aubrick.