Linguagens reunirá grandes representantes do instrumento de vários estados nesta quarta (18) e quinta (19) em São Paulo

Evento gratuito terá participações de violeiros paulistas, como; Moreno Overá, Mel Moraes e Bruno Sanches

Por Redação em 17/12/2024 às 13:38:33

As várias linguagens e estilos das violas brasileiras serão apresentadas por grandes representantes do instrumento da atualidade no país na Mostra Violas Brasileiras: Linguagens que acontecerá nesta quarta (18) e quinta (19) às 18h30, no Teatro Leopoldo Fróes, em São Paulo. Os ingressos gratuitos podem ser retirados uma hora antes na bilheteria do teatro na avenida João Dias, 822, Santo Amaro.

Para iniciar a imersão nesse universo musical, no primeiro dia do evento, amanhã, os participantes serão os violeiros Moreno Overá, de São Luiz de Paraitinga (SP); Wilson Dias, do Vale do Jequitinhonha (MG) e Hugo Linns, de Recife (PE). Na quinta(19), será a vez do público assistir as apresentações de Bruno Sanches, de Regente Feijó (SP); da violeira Mel Moraes, de Socorro (SP); Fabrício Conde, de Juiz de Fora (MG) e Ivan Vilela, de Itajubá (MG).

Mostra Violas Brasileiras: Linguagens é uma realização da Produtora Violas Brasileiras em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Para Júlio José, coordenador do Projeto Violas Brasileiras, a viola é mais que simplesmente um instrumento de cada região. "Nós vimos nascer e crescer os diferentes estilos que foram sendo desenvolvidos por violeiros e violeiras de todo o país. Sendo assim, iniciamos com o evento 1ª Mostra Violas Brasileiras, com foco nos instrumentos, nas 8 violas que compõem basicamente essa família: a caipira, a de cocho, a caiçara, a de repentista, a viola de Buriti, a viola machete, a viola de 12 cordas e a viola de cabaça", explica.

Já no evento Violas Brasileiras: Linguagens, ele afirma que o foco é no estilo do violeiro ou violeira e a linguagem que foi criada a partir da história de cada artista. "Escolhemos violeiros com linguagens marcantes, linguagens bem próprias, formas originais de tocar e de se expressar no mesmo instrumento. Será uma viagem sensorial e um encontro de gigantes das violas brasileiras", pontua. Ele afirma que o objetivo do evento é incentivar violeiros e violeiras de todo o país a explorarem o potencial das Violas Brasileiras. "E valorizar as comunidades rurais por trás de cada viola, trabalhadores e trabalhadoras que fazem essa resistência cultural e de onde todos bebem direto da fonte". Para saber mais, acompanhe no Youtube e nas redes sociais @projetoviolasbrasileiras.

Serviço:
Mostra Violas Brasileiras: Linguagens
Data: Quarta (18) e Quinta (19)
Horário: Às 18h30
Local: Teatro Leopoldo Froes (Av. João Dias, 822 - Santo Amaro)
Ingressos gratuitos: Retirada uma hora antes na bilheteria do teatro


Ajude o Correio a continuar e a melhorar: Apoia.Se | Catarse | Benfeitoria | Vakinha

Comunicar erro

Comentários