11ª World Travel Market Latin America 2024: Viajar é preciso

Mais uma vez, o Correio Regional São Paulo marcou presença na maior feira de turismo da América Latina! Veja como foi!

Por Anderson Wadner e Guilherme Conde (com colab. p/ Jornal 1/Programa Conexão São Paulo e SBT MG)** em 04/11/2024 às 19:35:39

São Paulo (SP) - Realizar sonhos, é de fato uma arte. Então, quem está por trás disso, também são chamados de artistas. Ou seja, quem é da área do turismo, não deixa de ser artista!

Aconteceu, entre 15 e 17 de abril de 2024, a décima primeira edição do World Travel Market Latin America, no Expo Center Norte, na Vila Guilherme.

Sim, mais uma participação do Correio nesta, que é a principal feira sobre turismo nacional e internacional! Veja como foi em 2022 e 2023!

Organizada pela Reed Exhibitions (RX), a edição de 2024 do WTM Latin America foi ainda mais ampla para os estados e cidades brasileiras, mas quem representou o exterior não ficou para trás.

Destaques

Conversamos com dois experientes executivos da indústria do turismo, cuja participação de mercado é bem importante. Alexandre Zubaran, da Enjoy Hotéis e Resorts e Cláudia Brito, da Coris Seguradora, gentilmente cederam seus preciosos (e corridos) minutos durante a feira para atender o Correio.

Com mais de 40 anos de experiência na indústria do turismo, Alexandre Zubaran, diretor-executivo (CEO) da Enjoy Hotéis e Resorts, nos contou o porquê da cidade de Olímpia, no Noroeste Paulista, ser o grande hype da indústria nesse momento. Conhecida por ser onde fica o conhecido parque aquático Thermas dos Laranjais, Olímpia, em breve, vai ganhar um aeroporto internacional. E quem será beneficiado por isso, além da região e do nosso estado? A Enjoy, claro! "A sincronicidade com o poder público local, faz com que a infraestrutura básica cresça junto", celebra o executivo. Não para por aí. Zubaran é um dos idealizadores da Arena Olímpia, a futura casa de shows da cidade com capacidade para cinco mil e 500 pessoas, com área de 3200m² dentro de um terreno de 20 mil m². Ou seja, não será apenas a Capital, Santos, Campinas e Ribeirão Preto que serão os checkpoints de grandes artistas nacionais e internacionais. Olímpia vai entrar no caminho, e para ficar de vez! "A Arena não será de A,B ou C. Será da cidade!", explica Zubaran.

Zubaran explicou que, diferente de outros centros turísticos país afora, Olímpia cresceu como um pólo turístico a partir de grande empreendimentos. "Um grande empreendimento trás outro, um grande parque também trás outro", afirmou. Somente no final de semana pós-WTM, a Enjoy recebeu 7 mil pessoas nas suas instalações em Olímpia.

Algo que chamou a atenção na conversa (que foi uma verdadeira aula), foi a explicação de Alexandre sobre como são tomadas as decisões dentro da Enjoy: "Ampliamos o grupo de decisão, para que gerações diferentes possam ter seus pontos de vista explanados. Recentemente, contratei um diretor administrativo, de 34 anos, que coloca a gente em xeque toda hora. Contratei ele de propósito, para que a mesma geração não fique pensando sozinha."

Por fim, questionado sobre a expectativa da Enjoy em Olímpia para os próximos 10 anos, Alexandre relatou que a Enjoy não é apenas uma instalação turística: "Em Olímpia, não somos mais operadores hoteleiros. Administramos uma plataforma de negócios, um ecossistema. Nós administramos o que tiver de administrar. Operamos o Burger King, que fatura R$ 8 milhões/ano. Esse ano, somente com alimentos e bebidas, vamos faturar por volta de R$ 60 milhões. Temos um restaurante de 700m², virada para a rua, temos uma casa de shows, administramos uma mineradora, com poço profundo, da Petrobras, com 1.200kms, sem impacto na legislação ambientalEstamos bem fortalecidos na parte organizacional, estamos nos estruturando mais ainda para crescer!

Esperamos trazer tudo isso em breve para você, leitor!

Quando viajamos, precisamos conferir se está tudo certo: mala, documentação, seguro... Falando em seguro, conversamos com Cláudia Mello, diretora comercial e de marketing da Coris, uma seguradora que tem bastante tempo de estrada, mas que recentemente (2020), teve seu controle assumido 100% por brasileiros (pertencia à um grupo francês). Na WTM 2024, a Coris apresentou a novidade do Seguro Pet, que já existia dentro do portfólio da Coris, mas que algo que ficava dentro das coberturas, e não tinha um destaque à parte. Agora tem!

Com a ampliação dos benefícios, o Seguro Pet da Coris não apenas cobre a despesa veterinária, mas também a repatriação do mascote com cremação inclusa. De acordo com Brito, um levantamento interno foi feito, e descobriu-se que aumentou cada vez mais, o número de viagens com animais domésticos. "A procura de hoteis que recebem pet, é absurda, e de restaurantes que recebem pets também. A questão pet friendly se tornou uma verdadeira comunidade muito grande. Nossa intenção é mostrar para essa comunidade é que também fazemos parte disso", afirma Cláudia.

Questionada sobre a transição de controle, saíndo franceses, e agora com brasileiros, Cláudia Brito disse que, a Coris sabe exatamente como é a cultura brasileira. "Quando atendemos um brasileiro em nossa plataforma própria, que fica em nossa sede em Barueri, a gente sabe como o brasileiro vai se comportar. Quando um mineiro entra em contato, e diz " eu tô com um trem aqui", sabemos que não é sobre um trem de carga que ele está a dizer, e sim "trem", de problema! É a diferença de ter uma empresa genuinamente brasileira!"

Com base de quase 13 mil clientes, Cláudia disse que a Coris atende mensalmente, por volta de 6 mil clientes. "As pessoas perderam o medo de viajar sem seguro depois da pandemia", afirmou. A Coris também conta com o renomado Dr. Jorge Kalil como diretor médico. "Foi uma grande aquisição, é um médico do (Hospital Israelita Albert) Einstein, né? Hoje, é um médico conceituado, inclusive é um intensivista, um grande parceiro nosso! Ele faz toda a nossa repatriação que requer uma UTI aérea, é ele que faz diretamente, ele avalia todos os casos também", conclui Brito.

Na WTM 2024, após a apresentação do Seguro Pet e ter o Dr. Kalil em seu time, questionada sobre qual será o próximo passo da Coris, Cláudia se mostrou hábil com os repórteres do Correio: "o próximo passo? vocês vão saber quando acontecer o próximo passo!"

Brasil

(O repórter do Correio Anderson Wadner e Patrícia Souza, da Pousada Aquarela/Foto: Guilherme Conde)

Nosso país em si, é um país turístico em sua essência. Tanto por fatores naturais, quanto por fatores construídos pelas coletividades. No entanto, precisamos ressaltar sempre alguns atores. No estande da Bahia, conhecemos Patrícia Souza, proprietária da Pousada Aquarela, localizada em Camaçari, região metropolitana de Salvador. Você deve se questionar na hora: "ué, Camaçari, não é onde fica a fábrica da Ford"? Também! Mas, a cidade baiana não é industrial por si. Pelo contrário. É um verdadeiro paraíso, como todo o litoral baiano e nordestino. Falando em paraíso, guarde bem este nome: Pousada Aquarela!

A culinária sempre será o ponto forte de Minas Gerais. No estande do estado mineiro, a conhecida e clássica hospitalidade mineira nos recebeu extremamente bem. Tivemos a oportunidade de conversar com o Secretário de Turismo Leônidas Oliveira, que fez questão de afirmar: "o governador (Romeu Zema, Novo) olha muito bem para o turismo, porque ele é de uma cidade turística (Araxá, sul), e ele quer fortalecer a área ainda mais!". Confirmou também que a recém-inaugurada Arena MRV, casa do Clube Atlético Mineiro, vai receber ainda mais eventos além dos jogos, e brincou: "o Mineirão (Estádio Governador Magalhães Pinto) só tem show agora!"

Como é de praxe de nossa cobertura, fizemos uma visita ao estande da cidade catarinense de Blumenau. Conversamos com a turismóloga da Secretaria de Turismo da cidade Samantha Zimmermann (que ficou no controle do tap cervejeiro no encerramento da feira), e experimentamos um maravilhoso licor de cerveja fabricado na região da Vila Itoupava, Zona Norte blumenauense, cortesia do diretor da Vila Itoupava Turismo Manfred Gruetzmacher.

Cidades litorâneas paulistas como Ilhabela e São Sebastião atraíram a atenção dos visitantes com esculturas de baleias, já que elas costumam fazer um show bem peculiar no nosso litoral. Quem fez a estreia na WTM 2024, foi Campos do Jordão, a Aspen brasileira, cujo estande teve bastante movimento nos três dias. O estado do Rio de Janeiro não deixou de ter muito movimento, com um telão no centro do estande mostrando as maravilhas da capital fluminense.

Números Finais

Antes do encerramento oficial (com direito a "mini-desfile" da Acadêmicos do Tucuruvi), Bianca Pizzolito, Head (líder) da WTM Latin America, apresentou os números finais e o novo time da Reed Exhibitions que vão trabalhar nas próximas edições da feira de turismo latinoamericana sediada em São Paulo. Pizzolito ressaltou a grande procura para as chamadas rotas direcionadas, como o Turismo +60 (voltada à melhor idade) e ao Afroturismo.

Houve um aumento de 28% das marcas em referência à 2023, com 727 no total, e aumento de 25% do chamado "Buyers Club" (negócios entre agências, operadores do turismo entre outros fornecedores), com 1664 no total.

Tudo isso para atender quase 30 mil pessoas em três dias. Aumento de 3% também em referência à 2023. Mais que muito estádio de futebol em partida importante!

Já imaginou para o que vem em 2025? O Correio vai seguir te contando!


(**) Publicado originalmente em 22/04/2024.


Você gostou desta cobertura? E de outras que fizemos? Também foram boas? Apóie a imprensa independente e contribua com o veículo de comunicação que mais se destaca no estado de São Paulo! Seja nosso patrocinador/anunciante, ou apenas contribua com qualquer valor pela nossa chave Pix: [email protected]!

Comunicar erro

Comentários