FCDL-SP estima movimentação de R$15 bilhões no comércio paulista

Mesmo com contas atrasadas, cerca de 78% dos paulistas devem ir às compras para celebrar a data

Por Redação em 07/05/2025 às 11:38:36

O Dia das Mães deve atrair cerca de 50,7 milhões de consumidores às compras em todo o estado de São Paulo, segundo estimativa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDL-SP), em parceria com a CNDL e SPC Brasil. A data, considerada a segunda mais importante para o varejo - atrás apenas do Natal - deve movimentar R$ 15,1 bilhões no comércio.

Mesmo com uma retração de R$ 2 bilhões em relação ao ano passado, o cenário ainda é considerado positivo pelos lojistas, principalmente pela elevada intenção de compra manifestada por 78% dos consumidores, que devem adquirir ao menos um presente para a ocasião. Entre os principais presenteados estão as mães (77%), seguidas das sogras (18%) e das esposas (17%).

O presidente da FCDL-SP, Mauricio Stainoff, destaca que o Dia das Mães é uma data emocional que impulsiona o consumo, mesmo em um cenário econômico desafiador. "É um momento de conexão afetiva, que mexe com o coração do consumidor. Por isso, mesmo com inflação e juros altos, muitos ainda optam por comprar presentes para demonstrar carinho. O lojista que souber trabalhar bem a vitrine, oferecer boas condições de pagamento e investir em atendimento vai sair na frente", afirma.

Consumidor vai abrir o bolso  

O valor médio de gasto por consumidor em São Paulo deve girar em torno de R$ 298. Sendo que 39% esperam gastar mais que em 2024; 37% o mesmo valor e 16% um valor consideravelmente menor. 

Apesar da elevada intenção de gastar mais, o levantamento aponta sinais de alerta: 32% dos entrevistados estão com contas em atraso, e 13% admitem que podem deixar de pagar alguma conta para comprar presentes. Além disso, 27% reconhecem que costumam gastar mais do que podem nesta data.

"É importante que todos tenham consciência do seu orçamento. A emoção do momento não pode se sobrepor ao planejamento financeiro da família. Presentear é um gesto bonito, mas não deve virar uma dívida impagável. Uma alternativa é compartilhar o custo do presente com outros familiares", orienta Stainoff.

Ranking de presentes

Os produtos mais buscados neste Dia das Mães devem ser perfumes (47%); roupas, calçados e acessórios (41%); cosméticos (26%); chocolates (23%); e flores (19%). Em média, cada consumidor deverá comprar dois presentes.

Apesar do crescimento das compras digitais, as lojas físicas seguem liderando a preferência dos paulistas, com 80% dos entrevistados declarando que pretendem adquirir os presentes presencialmente. Os shoppings (32%), centros comerciais populares (19%) e lojas de departamento (17%) estão entre os locais mais mencionados. No ambiente digital, 45% pretendem fazer ao menos uma compra online.

Economia e facilidade

A pesquisa mostra que 79% dos consumidores devem pesquisar preços antes da compra, utilizando a internet como principal ferramenta. Além disso,a forma de pagamento mais comum será o Pix (46%), seguido do cartão de débito (23%) e cartão de crédito parcelado (31%). Entre os que vão parcelar, a média será de quatro vezes.

"O varejo tem uma ótima oportunidade de estreitar laços com os consumidores ao oferecer opções criativas e acessíveis, que respeitem os limites do orçamento familiar sem perder o simbolismo da ocasião", finaliza Stainoff.


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