Um grupo de 50 pessoas da comunidade de Heliópolis, na Zona Sul da Capital Paulista, concluiu, em dezembro, o primeiro módulo do curso de cozinha profissional fornecido na sede do Baccarelli e segue para mais uma etapa da capacitação profissional. São duas turmas de 25 alunos para esse primeiro curso realizado em parceria com o Instituto Capim Santo, que assumiu a gestão do Restaurante Baccarelli em maio de 2024.
Entitulado Gastronomia Social e Sustentável, o Cozinha do Amanhã, o curso profissionalizante capacita e certifica os alunos a atuarem no mercado de trabalho no setor de gastronomia, ou, ainda, a criarem o seu próprio negócio. Com aulas quase 100% práticas e todos os encontros presenciais, esse formato possibilita que os participantes desenvolvam com excelência habilidades e técnicas essenciais para atuação em cozinhas profissionais no futuro - como funcionárias do Restaurante Baccarelli que são ex-alunas -, tendo como diferenciais, os conhecimentos sobre refeições saudáveis e sustentáveis.
"Ao longo de 15 anos, o Cozinha do Amanhã já certificou mais de 3 mil pessoas em três estados brasileiros. Hoje, expandimos esse impacto para a comunidade de Heliópolis, em parceria com o Baccarelli, fortalecendo ainda mais nossa missão de democratizar a gastronomia. Essa iniciativa não apenas leva conhecimento, mas também transforma vidas, oferecendo oportunidades para que mais pessoas se tornem protagonistas de suas próprias histórias", afirma Morena Leite, fundadora do Instituto Capim Santo.
Com uma carga horária total de 200 horas, o curso certifica cada aluno que aprende temas como o preparo de carnes, massas e grãos, além de estarem vivenciando e tendo contato com a cozinha de forma prática e funcional. A iniciativa educacional e profissionalizante faz parte da proposta criada para o Restaurante Baccarelli, reativado em agosto de 2023 após a instituição desenvolver sua frente de combate à insegurança alimentar implementada em 2020. "Nossa proposta é promover transformação social e impactar positivamente a vida das famílias de Heliópolis. Promover um curso de cozinha profissional em parceria com o Instituto Capim Santo, liderado por uma das maiores chefs do Brasil, minha amiga Morena Leite, reforça a nossa missão e nos dá a certeza de que vamos mudar e desenvolver histórias de vida das pessoas que se permitem vivenciar uma formação profissional desta qualidade", afirma Edilson Ventureli, CEO (diretor executivo) do Baccarelli.
As aulas acontecem sempre aos sábados e tem previsão de conclusão em dezembro de 2025. O primeiro módulo do curso foi voltado para técnicas básicas de cozinha. Já o segundo, que acontece neste primeiro semestre, é focado em confeitaria e panificação. O último módulo acontece a partir de agosto e traz a gastronomia brasileira como foco principal.
O Baccarelli nasceu com o objetivo de fazer a transformação social por meio da música, e nos últimos anos tem ajudado as famílias dessa comunidade também contra a insegurança alimentar. Atualmente, o Restaurante Baccarelli, que conta com o patrocínio da B3, a Bolsa do Brasil, por meio da B3 Social, Alelo e Comgas, fornece cerca de 15 mil refeições por mês. Além dos pratos que são servidos no próprio restaurante para os alunos que frequentam as atividades do Baccarelli, também são oferecidas marmitas para as famílias dos beneficiados, uma iniciativa colocada em prática pela instituição no início de 2024 pela melhora na segurança alimentar na região.