A partir de maio de 2025, as empresas deverão se adequar às novas diretrizes da Norma Regulamentadora NÂș 1 (NR-1), que passa a incluir orientações especĂficas para a prevenção de riscos psicossociais no ambiente de trabalho. A atualização, formalizada pela portaria MTE 1.419/24, reforça a importância da saĂșde mental dos trabalhadores, equiparando-a a outros fatores ocupacionais tradicionalmente abordados no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).
A NR-1 estabelece as disposições gerais sobre segurança e saĂșde no trabalho no Brasil, definindo as responsabilidades de empregadores e trabalhadores, alĂ©m de orientar a implementação de medidas para prevenir acidentes e doenças ocupacionais. Com a nova diretriz, a norma amplia seu escopo, fortalecendo a proteção do bem-estar dos colaboradores e exigindo das empresas uma abordagem mais abrangente na gestão dos riscos no ambiente de trabalho.
Segundo a advogada Raquel Grieco do escritório BosquĂȘ & Grieco Advogados, as modificações refletem uma atualização necessĂĄria diante das mudanças no ambiente de trabalho, especialmente no que diz respeito à promoção de um ambiente mais seguro e saudĂĄvel. Só no Brasil, os afastamentos do trabalho por ansiedade e depressão triplicaram em 10 anos, enquanto em 2015, foram 90 mil afastamentos, em 2024, esse nĂșmero passou para mais de 307 mil, segundo o MinistĂ©rio da PrevidĂȘncia.
"Exigir um comprometimento mais claro das empresas em relação à implementação de medidas de segurança e saĂșde, reforça a responsabilidade do empregador e a fiscalização das condições de trabalho, o que pode gerar um impacto positivo na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais", afirma a advogada.
A advogada tambĂ©m explica que, caso as empresas não cumpram com as novas normas da NR-1, podem enfrentar uma sĂ©rie de consequĂȘncias legais e financeiras, sendo as principais:
Portanto, torna-se fundamental que as empresas se adaptem às novas exigĂȘncias da NR-1, não apenas para evitar as sanções legais, mas tambĂ©m para garantir a proteção da saĂșde mental de seus colaboradores. A prevenção de riscos psicossociais, alĂ©m de ser uma obrigação legal, reflete o compromisso das empresas com o bem-estar dos trabalhadores, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e saudĂĄvel, o que, a longo prazo, contribui para a melhoria da qualidade de vida e o aumento da produtividade.