De acordo com dados do barômetro da Verisure, líder em soluções de alarmes monitorados na Europa e no Brasil, durante todo o ano de 2024, as invasões a comércios foram responsáveis por 7.888 ocorrências, sendo que varejistas e atacadistas representaram 20% das ocorrências criminosas. E 2025 aponta para o mesmo caminho, segundo a base instalada da Verisure, os dois primeiros meses do ano somaram 1004 invasões a estabelecimentos comerciais.
Com a violência urbana crescendo, a preocupação em garantir a segurança e o monitoramento dos estabelecimentos comerciais tem aumentado cada vez mais. Sabendo disso, a seguem algumas dicas para reforçar a proteção patrimonial:
Manutenção de fechaduras
As fechaduras se desgastam com o tempo e podem se tornar um ponto vulnerável na segurança de sua loja. Ladrões estão cientes disso e podem se aproveitar da deterioração excessiva. Para manter a segurança, é importante renová-las regularmente.
Mantenha o mínimo de dinheiro possível nas caixas registradoras
Para evitar roubos, o ideal é não armazenar grandes quantias de dinheiro na caixa registradora, já que elas são o alvo principal dos ladrões. Outros itens valiosos, como estoques valiosos, também precisam ser alvo de preocupação e monitoramento constante.
Iluminação adequada
Invista em lâmpadas de LED para entradas, estacionamentos e corredores. Ambientes bem iluminados, tanto em áreas internas como externas, desencorajam a ação de criminosos. Além disso, acrescida de câmeras de segurança, a iluminação apoia na visibilidade do rosto de um infrator.
Sensores e câmeras corretamente posicionados
As empresas especializadas em segurança patrimonial realizam um estudo da propriedade para compreender os locais que precisam de câmeras, sensores de movimento, detector de abertura de portas, fotossensor ou sirene de alarme. Com tudo corretamente posicionado, é possível cobrir por inteiro o perímetro para apoiar a segurança.
Monitoramento 24 horas
Alarmes monitorados permitem que as autoridades sejam acionadas rapidamente em caso de emergência. Além disso, o monitoramento 24 horas e sete dias por semana oferece a tranquilidade de saber que o negócio está sendo vigiado mesmo fora do horário comercial, aumentando a sensação de segurança durante a noite ou em horários de baixo movimento.
Utilizado como ferramenta de acompanhamento da companhia, que compila os dados sobre os dias e horários em que a Central de Monitoramento de Alarmes recebe mais alertas e detecta tentativas de invasões em clientes nas capitais onde atua.