Orquestra de Câmara da USP estreia temporada 2025 Novos Sons, Novos Tempos

Concerto Um Pulo No Ar inaugura as celebrações de 30 anos de história da Ocam com obras de Beethoven, Aaron Copland e Gabriela Lena Frank; O programa faz parte das séries Sons da USP: A Sinfonia de São Paulo e Imersão Ocam no Tomie e conta com a presença da clarinetista Camila Barrientos Ossio

Por Redação em 16/03/2025 às 19:42:13

A Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM) abre a temporada de concertos de 2025 que também celebra seus 30 anos de história. Com o título Novos Sons, Novos Tempos - OCAM 30 anos, a nova temporada apresenta um repertório diversificado e uma programação rica em colaborações e inovação sob a direção e regência do maestro Ricardo Bologna. O primeiro concerto, com toda a orquestra no palco, acontecerá nesta sexta (21) no Centro Cultural Camargo Guarnieri e será apresentado novamente no próximo domingo (23) no Instituto Tomie Ohtake.

"Os concertos serão muito especiais pois abrem a temporada comemorativa da orquestra com um repertório vivo e enérgico mostrando todo o potencial artístico da OCAM" diz, o regente Ricardo Bologna.

Nomeado Um Pulo No Ar, o programa reúne peças com movimentos rítmicos fortes e dançantes. Serão interpretadas "Escaramuza", de Gabriela Lena Frank, o "Concerto para Clarineta e Orquestra de Cordas" de Aaron Copland e a "Sinfonia nº7 em Lá Maior, Op. 92", de Ludwig van Beethoven e que inspirou o nome do concerto.

Na estreia da peça, em 1813, já em processo de perda auditiva, o compositor e maestro realizava grandes pulos no ar nos momentos de explosão sonora que marcam o primeiro movimento da sinfonia. A obra traz um grande crescendo musical apoteótico, sendo Allegretto, o segundo movimento, o mais renomado da sinfonia. Os seguintes são desafiadores para a orquestra, com sonoridades mais dançantes e enérgicas.

Estes movimentos de explosão e desenvoltura rítmica também se mostram nas outras duas obras do programa. A primeira peça será "Escaramuza", da compositora estadunidense com raízes peruanas Gabriela Lena Frank, notável por uma percussão muito presente e desenvolvimento rítmico marcante e dançante, além de grande energia dramática. Segundo a compositora, a obra é inspirada na música kachampa dos Andes peruanos, cujas danças são executadas por homens atléticos que transmitem um espírito triunfante, em celebração ao guerreiro inca.

Já a obra "Concerto para Clarinete", do compositor Aaron Copland, será interpretada pela clarinetista Camila Barrientos Ossio (foto destaque). Nascida em Cochabamba (Bolívia), a musicista é clarineta solista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e diretora executiva da Sociedade Boliviana de Música de Câmara. Em 2020, recebeu o AE Award da Music Academy of the West pelo projeto Música para Respirar 24/7, feito durante a pandemia de Covid 19 e que alcançou mais de 6.500 pessoas em 46 países.

A peça a ser apresentada traz melodias com toques brasileiros e jazzísticos, inspirada na passagem do compositor estadunidense pelo Rio de Janeiro em 1947. Com linhas tortuosas e gingadas, elaboradas com uma forma musical inovadora para o gênero, a obra é um dos mais importantes do repertório para clarinetistas.

"É uma honra fazer parte da abertura da 30ª temporada da OCAM tocando o concerto para clarineta de Copland que contém alguns dos momentos mais sublimes e divertidos escritos para a clarineta", diz a clarinetista Camila Barrientos Ossio.

O concerto Um Pulo No Ar compõe a série Sons da USP: A Sinfonia de São Paulo, que tem como objetivo integrar a cidade à vida universitária, aproximando a população paulista da música erudita, e a Imersão OCAM no Tomie, que celebra dez anos de parceria entre as instituições, com uma abordagem inovadora, na qual o público não apenas assiste ao concerto, mas se sente integrado à própria orquestra, por meio da disposição do palco no mesmo nível dos assentos da plateia. Desta forma, cria-se uma conexão mais próxima e intensa entre a música, os presentes e os músicos.

A celebração de 30 anos da OCAM também terá a parceria com a Incubadora USP de Cooperativas Populares (ITCP), programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e a Editora da USP (Edusp). Em todos os concertos das séries Sons da USP: a Sinfonia de São Paulo e Eventos Especiais - OCAM 30 Anos, realizados no campus Butantã, haverá exposições e vendas de livros da Edusp. No dia 21/03, o coletivo Flor de Kantuta, formado por mulheres imigrantes que resgatam saberes ancestrais através da costura e do bordado, estará presente promovendo a venda de camisetas, ecobags e pochetes produzidas por suas integrantes.

A OCAM reafirma seu compromisso com a arte, a educação e o público, promovendo a interação entre a comunidade e o patrimônio cultural da USP e estabelecendo um espaço de valorização da música clássica como um bem acessível a todos. A Orquestra vai além da música, abordando questões sociais e políticas contemporâneas e consolidando-se como um importante agente cultural na USP, refletindo sobre o impacto da arte na sociedade.

SERVIÇO

Programa Um Pulo No Ar

Solo: Camila Barrientos Ossio

Regência: Ricardo Bologna

Obras de:

Gabriela Lena Frank - Escaramuza

Aaron Copland - Concerto para Clarineta e Orquestra de Cordas

Ludwig van Beethoven - Sinfonia nº 7 em Lá Maior, Op. 92
 

Série Sons da USP: A Sinfonia de São Paulo

Data: 21 de março, sexta-feira
Horário: 13h00

Local: Centro Cultural Camargo Guarnieri - Rua do Anfiteatro, 109, Butantã

Entrada gratuita/solidária

(Doação de 1 kg de de alimento não perecível para as comunidades do Butantã)

Reserva de ingressos através do linkLink
Capacidade: 436 lugares.

 

Como chegar:

  • Transporte Público

Metrô + Ônibus

Desça na estação Butantã da Linha 4 - Amarela do Metrô

Caminhe até o Terminal Butantã (ao lado da estação) e pegue o ônibus até a USP. Opções de linhas:

  • 8012-10 (Circular 1 - Cidade Universitária)
  • 8022-10 (Circular 2 - Cidade Universitária)
  • 702U-10 (Cidade Universitária)
  • 177H-10 (Cidade Universitária)
  • 7411-10 (Cidade Universitária)

Ponto de referência: Praça do Relógio
 

Trem + Ônibus

Desça na estação Cidade Universitária da Linha 9 - Esmeralda da CPTM

Caminhe até o ponto de ônibus da Rua Camargo e pegue o ônibus até a USP. Opções de linhas:

  • 177H-10 (Cidade Universitária)
  • 8012-10 (Circular 1 - Cidade Universitária)
  • 8022-10 (Circular 2 - Cidade Universitária)

Ponto de referência: Praça do Relógio

  • Carro

A USP oferece estacionamento gratuito
 

Série Imersão OCAM no Tomie

Data: 23 de março, domingo

Horário: 11h00

Local: Instituto Tomie Ohtake - Rua Coropé, 88, Pinheiros

Entrada gratuita.

Capacidade: 200 pessoas


Ajude o Correio e faça economia (use o cupom CRSP5)!

Comunicar erro

Comentários