Empresas investem em projetos de capacitação para aumentar a presença feminina em cargos de liderança

Projeto de Mentoria já desenvolveu 175 colaboradoras para promover ainda mais representatividade em cargos de gestão

Por Redação em 07/03/2025 às 10:57:33

Apesar de se qualificarem mais, as mulheres brasileiras ocupam menos de 40% dos cargos de lideranças nas empresas, como revelou a pesquisa da FIA Business School. O estudo, que analisou respostas de mais de 150 mil funcionários de 150 organizações premiadas com o selo "Lugares Incríveis para Trabalhar 2023", mostrou também que as mulheres estudam em média 12 anos, enquanto os homens se dedicam ao conhecimento por cerca de 10,7 anos. 

O levantamento mostra ainda que a igualdade de gênero nas empresas brasileiras caminha em passos lentos, porém, para Vanessa Ianeles foi diferente. Ela iniciou a carreira em 2008 como atendente de call center, mas o seu desejo era atuar no setor de gestão de pessoas. Formada em Administração de Empresas com especialização em Gestão Financeira, afirma que a grande virada de chave para o seu crescimento profissional foi a oportunidade de participar de um projeto de mentoria para mulheres na empresa onde trabalha.

Com mais de 52 mil colaboradores no Brasil e 64% do quadro formado por mulheres (35 mil), a AeC, se viu com o desafio de aumentar a participação feminina na em cargos de liderança. Para isso, em 2023, criou um projeto focado em desenvolvimento de liderança feminina chamado "Mentoria Liderança Feminina AeC", que tem o objetivo de equilibrar os cargos de lideranças entre homens e mulheres e aumentar a representatividade feminina na organização.

Realizado em todas as 21 unidades da AeC, distribuídas entre 7 estados das regiões Sudeste e Nordeste do país, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, o programa já capacitou 175 mulheres (nas edições de 2023 e 2024) e promoveu 25% destas. A Mentoria Liderança Feminina AeC oferece sessões de mentoria com profissionais especializados, além de superintendentes e diretores que conduzem as colaboradoras em um Plano de Desenvolvimento Individual de Carreira, totalizando mais de 120 horas dedicadas ao projeto que resulta em uma certificação de participação e um acompanhamento pós-mentoring de 120 dias que garante a assimilação de todo o conhecimento, além do controle por parte da empresa da qualificação dessas mulheres.

"A Mentoria Liderança Feminina AeC foi extremamente importante para o meu crescimento profissional, pois contamos com o apoio e suporte de um líder mais experiente, que investe tempo, compartilha conhecimento e dedica esforço para nos auxiliar nos processos de liderança e nos desafios do dia a dia. São 6 meses voltados para uma experiência enriquecedora e uma vivência compartilhada com muita orientação, exemplos práticos e desafios para enriquecer o nosso desenvolvimento de carreira, autoimagem e liderança", afirma Vanessa Ianeles, gerente de pessoas na AeC.

Liderança em ESG e diversidade

A AeC é referência em diversidade e inclusão e, em 2025, foi a primeira empresa do Brasil certificada pelo Rina na ISO 30415:2021, norma internacional que estabelece diretrizes para a gestão de recursos humanos com foco na diversidade. Com mais de 52 mil colaboradores em todo o país, a empresa conta com 68% de colaboradores negros ou pardos, 66% de mulheres, 83% de egressos de escolas públicas, 23% de integrantes da comunidade LGBTQIAPN+, sendo 5% trans ou não binários.

"Mais do que números, esses dados refletem o nosso compromisso real com o equilíbrio de gênero e a representatividade feminina para fomentar oportunidades reais de promoção e incentivar outras mulheres a se tornarem líderes, nos apoiando na gestão da empresa", afirma Alexandre Faria, Diretor de Pessoas, Ouvidoria e Endomarketing da AeC.


Ajude o Correio a continuar e a melhorar: Apoia.Se | Catarse | Benfeitoria | Vakinha

Comunicar erro

Comentários