Sua marca reflete a cultura do seu público?

Nossa colunista chama a atenção para algo muito importante sobre a relação de uma marca com o seu público!

Por Redação em 31/03/2025 às 21:34:51

Por Thielly Izzo*

Você já parou para pensar como a cultura molda tudo ao nosso redor? Nossos hábitos, valores, formas de comunicação e, claro, as marcas com as quais nos conectamos. Mas, assim como o peixe não percebe a água em que nada, muitos empreendedores não reconhecem a cultura na qual suas marcas estão inseridas. E isso pode ser um grande problema.

O que faz uma marca ser relevante?

A resposta não está apenas na qualidade do produto ou serviço, mas sim na construção de significado. Uma marca relevante é aquela que entende seu contexto cultural e usa esse conhecimento a seu favor. Afinal, ninguém consome apenas um produto ou serviço - consumimos histórias, valores e identidades que fazem sentido para nós.

Se você não reconhece a cultura que influencia seu público, corre o risco de criar uma marca desalinhada, que não conversa com as pessoas certas. O resultado? Falta de conexão, perda de confiança e, consequentemente, menos vendas.

Cultura e branding se retroalimentam

A cultura tem um poder gigantesco de influência. Ela define o que é desejado, o que é rejeitado e o que é considerado valioso. E as marcas, por sua vez, não só refletem a cultura como também a moldam. Pense nas grandes marcas que marcaram época: elas não apenas seguiram tendências, mas também ajudaram a criá-las.

Por isso, identidade visual não é apenas estética - é estratégia. Sua tipografia, cores, personalidade e posicionamento precisam dialogar com os códigos culturais do seu público. Caso contrário, sua marca pode se tornar um peixe fora d"água, lutando para sobreviver em um ambiente onde não se encaixa.

Como usar a cultura a seu favor?

1) Entenda seu público além dos dados demográficos - Conheça seus valores, referências e crenças.

2) Observe os códigos visuais e de linguagem da sua audiência - Como eles se comunicam? Quais símbolos fazem sentido para eles?

3) Adapte sem perder sua essência - Não se trata de seguir modismos - pelo contrário, mas de alinhar sua identidade com o que ressoa no seu público.

4) Construa significado e crie conexão - Marcas que se tornam relevantes são aquelas que fazem sentido na vida das pessoas.


Sua marca está no lugar certo?

No fim das contas, uma criação de marca eficaz não é sobre impor uma identidade, mas sim reconhecer a cultura do seu público e, aí sim, criar uma marca que faça sentido dentro desse contexto.

Então, me conta: sua marca reflete a cultura do seu público ou está nadando contra a corrente?


(*) Especialista em Design de Marcas.


Para acompanhar as colunas passadas, veja em nossa Versão Clássica aqui.



Ajude o Correio a continuar e a melhorar: Apoia.Se | Catarse | Benfeitoria | Vakinha
Tags:   Thielly Izzo